domingo, 2 de dezembro de 2007

Freire-Rachmaninov 1965

Certa vez George Gershwin foi a Paris e encontrou seu grande ídolo, Maurice Ravel. Pediu-lhe umas aulas de orquestração.
- Mas o senhor já não é um compositor famoso?
- Sim.
- E quanto o senhor ganha por ano?
- Um milhão de dólares.
- Então é o senhor que tem que me dar umas aulas.


***


Uma vez eu vi uma entrevista do Elton John falando sobre a sua obra. Ele mostrava trechos de suas canções e parecia absolutamente encantado consigo mesmo. Disse que costumava usar acordes inusitados, que ele conhecia graças à sua formação clássica. E para provar isso ele mostrava sua fantástica habilidade de por a terça no baixo.
O problema é que qualquer jegue que tenha aulas de música aprende isso em 30 segundos. Ele se considera um grande compositor, cantor e pianista.
Mas não estou aqui para esculhambar este nobre artista. Vim falar sobre Nelson Freire. Falar não, mostrar. Ele começou a estudar piano aos 4 anos. Uma semana depois, ultrapassou Elton John para sempre, mas o pop star deve ganhar 10 vezes mais dinheiro que ele.
Agora vocês me respondam: quem deveria dar aulas a quem? Vamos fazer as contas.
Elton John = 10 $ x 0,5 Talento
Nelson Freire = 1 $ x 10 Talento
Pelos meus cálculos o Nelson teria que dar uns 55 anos de aulas para o Elton. Mas não ia adiantar.
Sir Elton, observe e aprenda.

Um comentário:

Anônimo disse...

E você me deve umas aulas de MUSGA! Você sabe, aquela que não é nem "quinca", nem "fisga".
De tanto eu comentar, daqui a pouco meus comentários não vão ter mais valor.