sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

E bunda de anjo, pode?


Minha mãe tinha uma coleção de livros de bolso da Editora Abril, cada um dedicado a um pintor. Tinha uma biografia e muitas obras comentadas. Depois de ler, fiquei com a impressão de que a história da pintura passava direto do barroco para o modernismo. Ao contrário da música, que tem um número impressionante de representantes no século XIX, na pintura eu só ouvia falar de Goya e Delacroix.
Mas um dia minha mãe me pediu para descobrir quem era o pintor da imagem da capa de uma Veja antiga. A revista não fazia nenhuma referência à autoria da obra. Depois de um tempo, graças às minhas incríveis habilidades investigativas, acabei descobrindo o nome do danado. William-Adolphe Bouguereau, um artista acadêmico francês. É dele essa pintura aí ao lado. E também essa, que eu coloquei no painel da capa do blog.
É impressionante a sutileza do trabalho desse artista, ele sozinho já colocaria a pintura romântica no mapa. Mas ele não está sozinho. Pesquisando sobre arte acadêmica descobri uma lista de pintores tão geniais quanto ele. Dêem uma olhada, a vida fica mais legal depois disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pode, Rafa, só não vale confundir mulher com anjo. Abração!

Rafaelcrt disse...

Ô Helder, é claro que eu reparei que tem uma mulher nessa imagem. Mas se você reparar bem, bunda, só de anjo.

Anônimo disse...

Pois se eu te disser que nem reparei na mulher?! Só estava respondendo ao título. Mas já que falamos do assunto, acho que o artista fez justiça à interioridade do genital feminino. Abraço.