sexta-feira, 13 de março de 2009

A música mansa e artesanal dos Argonautas

A música popular brasileira sempre foi uma das mais interessantes do mundo. Criativa, variada, sofisticada, muitas vezes genial. Meu grupo, Argonautas, estudou e reverenciou isso. Nossa música tenta ter o máximo de honestidade que se pode ter. É música mansa e artesanal. Não é pretensiosa, não usamos a sofisticação e a técnica para transformar canções em manifestos ou em objetos de exposição em salões. Usamos a sofisticação e a técnica quando a música precisa. Se um determinado acorde precisar ter quinze notas, ele terá. Se bastarem três, ficam as três. É isso que eu quero dizer com honestidade.
Somos essencialmente compositores, mais do que instrumentistas e cantores. Ouça, amigo leitor, algumas dessas músicas e me diga se não são honestas. Mesmo que você não goste do estilo, diga que entendeu por que ela é mansa, e qual é o trabalho artesanal nela contido. Ouça o maracatu Cataventos, a marchinha Carolina, a canção Lembranças... Se gostar, conte para todos. Algumas portas se fecham para nós, então a internet ainda é o meio que nós temos de fazer as pessoas saberem de nossa existência.
É um post propaganda de mim mesmo, mas só porque eu acho que o que nós temos a mostrar não é um vídeo engraçado, uma celebridade sem calcinha ou uma lista qualquer. O que nós temos a mostrar é nossa música, e esperamos que vocês gostem.

Nenhum comentário: